Abaco CBA e Faculdade São Judas Tadeu
    Home Área do Aluno    

        abacocba aluno
Receba nossa newsletter

        Abaco CBA newsletter
         Fale Conosco
             Ouvidoria
Facebook Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Chinesa
 
  Unidades Calendário dos Cursos Especialização • Formação Especialista Formação Profissional Habilitação Técnica Extensão  
   
 
  ABACO • Sohaku-in  
  Notícias & Vídeos
  Eventos
  Convênios
  Artigos
  Revista
  Links

 
  Centro de Treinamento  
  Estudos Avançados



Eventos


Exames Internacionais de Proficiência da WFAS/OMS fortalecem a Acupuntura Brasileira. Exames WFAS.

Nos dias 08 e 09 de Dezembro foram realizados os Exames Internacionais de Proficiência e Acreditação Profissional em Acupuntura em São Paulo com a Banca Examinadora composta por professores chineses da Universidade de Medicina Chinesa de Beijing. Participaram, também, os representantes da WFAS no Brasil.

Os Exames constaram de quatro provas escritas, uma prova oral e a outra prática: Anatomia Humana, Bases da Medicina Chinesa, Ciência da Acupuntura e Moxabustão, Clínica médica em Acupuntura e a prova prática, incluindo técnicas de Acupuntura, moxabustão, sangria, ventosas, eletroacupuntura, microssistemas e outros.

Os acupunturistas submetidos aos Exames foram: 13 médicos alopatas chineses, sendo que 04 radicados na Argentina e 09 oriundos de Taiwan. Do grupo brasileiro, 09 professores de Acupuntura da ABACO/CBA e 05 acupunturistas do Rio e de São Paulo.

Segundo o Professor-Chefe da Banca Examinadora, Prof. Dr. Tang Wei Ming, os acupunturistas brasileiros foram bem melhores que os chineses nos temas de Acupuntura e Medicina Chinesa, enquanto os médicos chineses alopatas foram melhores em Anatomia Humana, reforçando a tese de que os médicos de formação ocidental não tem a mesma facilidade para entender a Medicina Chinesa quanto os formados no sistema médico tradicional, mesmo sendo eles chineses e dominando o idioma chinês.

O resultado foi surpreendente: todos os professores da ABACO/CBA foram aprovados com nível “A”, enquanto três médicos chineses de Taiwan foram, sumariamente, reprovados.


Treze acupunturistas brasileiros,           que foram aprovados nos Exames de Proficiência Internacional e Acreditação Profissional em Acupuntura da WFAS/OMS, realizados nos dias 08 e 09 de dezembro de 2012, serão homenageados no próximo dia 07 de abril, às 11h, em São Paulo, no Auditório do Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Chinesa - ABACO/CBA.
A festividade contará com a presença de representantes do Consulado-Geral da Republica Popular da China, em São Paulo, de membros da World Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies e de órgãos acadêmicos de Acupuntura da China.

Na oportunidade serão entregues aos aprovados nos referidos Exames as Certificações de Proficiência e Acreditação Internacional acompanhadas das Carteiras de Identidade Profissional de “Médico em Acupuntura" (Acupuncture Doctor) outorgada pela WFAS/OMS, titulações estas registradas no Governo da China, e autenticadas pela Embaixada do Brasil, em Beijing. As instituições acadêmicas de Acupuntura e Medicina Chinesa do Governo chinês entendem que, aqueles que conseguirem a aprovação nos mencionados exames, poderão ser reconhecidos com o mesmo nível de competência e conhecimento dos médicos em Acupuntura da Medicina Chinesa formados na China.

Os detentores dessas titulações poderão, posteriormente, inscreverem-se como membros registrados na mundialmente prestigiada Associação Chinesa de Acupuntura e Moxabustão (China Association of Acupuncture and Moxibustion – CAAM), entidade governamental integrada à Academia Chinesa de Ciências Médicas da China (Chinese Academy of Chinese Medical Sciences), que reúne a maioria dos médicos em Acupuntura do país.

Parabéns aos Acupunturistas brasileiros aprovados nos Exames da WFAS/OMS!


Voltar para eventos

 
ABACO - CBA | Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Chinesa • abaco@abacocba.org.br • Tels: (21) 2547-1795